quinta-feira, 8 de abril de 2010

Linux Fácil

Hoje vou falar de como pôr um sistema Linux a funcionar sem a necessidade de se perder muito tempo ou de profundos conhecimentos informáticos.

E porquê o Linux. O Linux tem associado muitas ferramentas poderosas e versáteis que irão ser abordadas aqui, e que ao contrário do que acontece no Windows, são Open Source.

Existem várias formas de se correr um sistema Linux, algumas são:
  • Criar uma partição no disco rígido e instalar via CD ou DVD (Complicado);
  • Correr uma Live CD como o SLAX (Pouco versátil);
  • Correr uma imagem existente no VMWare Player (Muito complicado);
  • Correr num dispositivo USB, chamado Pendrivelinux (Complicado).
Existe no entanto algo muito mais simples para que está habituado a usar o Windows, a solução é:
  • Ubuntu installer, ou melhor, wubi!
O wubi precisa apenas de espaço em disco, e não duma partição. Para além disso instala-se como uma aplicação normal no Windows, fazendo de forma totalmente automática o download do Ubuntu! A única atenção que se tem de ter na fase da instalação é a de criar um username e a respectiva password na janela que aparece no início da instalação.

De qualquer forma, se for intenção usar o Linux de forma mais sistemática, aconselho a instalação tradicional numa partição com pelo menos 16GB, posteriormente repartida pela seguinte estrutura de directórios, raiz (root), directório home, e swap, com 10, 4 e 2 GB respectivamente, sendo o directório home o que deve beneficiar mais com o tamanho extra disponível em disco.



Exemplo da instalação do wubi.


Exemplo da instalação do Ubuntu numa partição.

Sem comentários:

Enviar um comentário